Planejamento Agrícola apresenta resultados de Projeto que busca produtividade em campo

Na segunda-feira, dia 8 de julho, o supervisor de Planejamento, Controle Agrícola e Controle de Qualidade, Paulo Vitor Prates Nogueira, convidou para um momento em campo os profissionais das áreas de Administração, produção Agrícola, manutenção e C.T.T para  apresentar os primeiros resultados adquiridos através do experimento de qualidade de colheita de muda, do Projeto + Qualidade + Produtividade, desenvolvido sob gestão da equipe de qualidade agrícola da Usina Da Mata.

Segundo Paulo Vitor, o programa de controle de qualidade foi montado no fim do ano passado com objetivos específicos de alcançar mais qualidade nas operações agrícola, e um dos focos principais foram preparo de solo, colheita de muda e plantio, ou seja, o alicerce de um bom canavial.  Para coletar resultados internos na unidade, foi montado um experimento de qualidade de colheita de muda, onde foram selecionadas as três principais variedades de da unidade, RB966928, RB861515 e CTC 04.

“As mudas foram separadas mediante ao que a nova metodologia de avaliação implantada na unidade considera aderentes e não aderente, essas foram plantadas em blocos causualizados, com 3 repetições de cada tratamento, para que pudéssemos avaliar qual tratamento teve maior impacto de perda de produtividade”, informou o supervisor.

Os tratamentos foram separados da seguinte forma: 1-  Colheita mecanizada (mudas com danificações), 2- Colheita mecanizada (mudas sem danificações) , 3- colheita mecanizada mista ( mudas com danificações e sem danificações), 4- colheita mecanizada mista com mudas expostas aos intemperes climáticos com 5 dias após colheita, 5- colheita manual e 6- colheita manual expostas aos intemperes climáticos com 5 dias após colheita .

“É apenas primeiro ano, e o experimento será conduzido ao longo do ciclo da cultura (5 anos), mas os primeiros resultados foram muito expressivos, principalmente na redução de falhas de canavial e vigor de canavial, estes são os principais indicadores de uma boa implantação de lavoura”.

Analisando essas particularidades, o supervisor explicou que é possível notar quais as variedades que tiveram melhor aderência ao experimento, em quais fases elas têm melhor rendimento e quais apresentaram maior dificuldade mediante exposição adversas.

“Um esforço e trabalho em conjunto, ilustrando todo retorno que o programa de qualidade tem retornado para a empresa. Esperamos um aumento de produtividade. Tudo o que queremos é aumento de produtividade. Com a produtividade maior, todas sistemática da agrícola melhora, melhores rendimentos de plantio, colheita, tratos e etc. consequentemente uma lavoura produtiva trará redução dos custos na condução da lavoura”, finalizou o profissional.