Da Mata implanta troca de máscaras com horário e cor pré-definidos

Atendendo as recomendações dos órgãos de saúde mundial e nacional, devido à Covid-19, a população se viu obrigada a se adaptar a um novo normal.

A utilização de máscara facial é uma recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde – e se tornou obrigatória no Estado de São Paulo. A Da Mata, seguindo as mesmas recomendações e com o objetivo de conter a propagação da Covid-19, tornou obrigatório o uso de máscaras, durante o uso do transporte, nos pontos de ônibus e durante toda a jornada de trabalho. Ao todo, foram distribuídas cerca de 27 mil máscaras.

Durante o período de adaptação à segurança e contingenciamento do novo vírus, cada colaborador passou a ter três jogos obrigatórios com quatro máscaras de cores diferentes. Junto, receberam dois estojos, um verde e outro preto, para o abrigo das máscaras sendo: o verde para guardar as máscaras limpas e o preto para as máscaras usadas.

Para melhor disciplinar o uso e garantir que as máscaras sejam substituídas a cada três horas, conforme recomendação dos órgãos de saúde, a empresa adotará um sistema de troca de máscaras com cores e horários pré-definidos.

A utilização da cor da máscara nos horários indicados é obrigatória e o descumprimento poderá resultar em medidas administrativas.

É importante salientar que, no momento de troca da máscara, não se deve colocar as mãos no meio delas, já que o tecido pode estar contaminado. A retirada da máscara deve ser feita puxando-a pelos elásticos que envolvem as orelhas. Em casa, a lavagem pode ser feita com água e sabão ou detergente, depois é só esperar secar. Recomenda-se, ainda, o uso de ferro de passar, já que a alta temperatura também inativa o vírus.