Segurança não se conquista, se faz!

Segurança não se conquista, se faz!

Mesmo que a empresa siga todas as normas pertinentes ao trabalho, garantindo a entrega dos EPI’s necessários, realizando treinamentos, diálogos de segurança diariamente e adotando medidas de proteções diversas, quem garante a qualidade de todas as medidas são as pessoas. Cada um deve ter uma cultura prevencionista no dia a dia afim de evitar acidentes e valorizar a segurança da sua vida e de seus colegas.

É claro que se sentir seguro no ambiente de trabalho é fundamental, principalmente para que os colaboradores trabalhem mais confiantes e felizes. No entanto, essa sensação de segurança não pode subestimar as normas e procedimentos legais criando cenários de riscos. O mesmo vale para excesso de confiança em relação ao conhecimento, uso de ferramentas e equipamentos.

Pode se afirmar que a maioria dos acidentes acontece devido à falta de cuidados das pessoas e um comportamento inseguro. É necessário refletir e analisar cada etapa a ser cumprida durante os processos de trabalho, verificar e prever todos os riscos que possam ser oferecidos pela tarefa e utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivo.  É importante também respeitar as sinalizações e procedimentos. Atentar-se para não executar atividades com dúvidas e sempre considerar que acidentes podem ocorrer com qualquer um e em qualquer lugar.

 

 

Equipe de Segurança do Trabalho