Usina Da Mata e prefeitura de Valparaíso realizam plantio de mudas nativas

Usina Da Mata e prefeitura de Valparaíso realizam plantio de mudas nativas

A ação foi realizada no dia 20 de setembro e contou com a participação dos alunos do 4° ano da EMEF Pérsio Scatena Garcia e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

                         

Foram plantadas cerca de 80 mudas de árvores de espécies nativas na área verde do bairro Riviera, área onde possui nascentes que afloram naturalmente no córrego Floresta. Essa foi mais uma programação realizada com a intenção de cuidar e preservar o meio ambiente, sem falar da conscientização ambiental, e das ações de proteção às nascentes.  

 

Para o Coordenador de Gestão Ambiental Tiago Rodrigues Tonani, para que essas nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma área de preservação permanente (APP). “Além de serem importantes locais de refúgio, alimentação e reprodução de animais silvestres”, completa Tonani.

 

As nascentes e seu entorno desempenham importantes serviços ambientais para o bem estar humano fornecendo e conservando a água, além de regular o microclima e controlar desastres naturais.

 

Segundo o coordenador, com o plantio das mudas, a vegetação do entorno das nascentes terá a capacidade de minimizar os efeitos devastadores das enxurradas e os processos erosivos, purificar o ar, filtrar os poluentes e auxiliar na regulação do ciclo da água. “O ambiente das nascentes, quando protegido, mantém uma temperatura mais amena, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna silvestre”, finaliza.