Usina Da Mata promove programa com proposta de desenvolvimento Técnico, Comportamental e Inclusão Digital

O cenário de Pandemia não eliminou a possibilidade de desenvolvimento da equipe e proporcionou Inclusão Digital.

O projeto de inclusão digital teve início a partir da necessidade de capacitar os trabalhadores do setor agrícola da Da Mata Açúcar e Álcool. Em um ano com forte influência do clima nas operações agrícolas, levando à antecipação do término da moagem, a empresa valeu-se de um cenário adverso para colocar em prática um projeto de desenvolvimento técnico e comportamental de seus colaboradores.

 O ano de 2020 foi bastante adverso e um fator precisou ser considerado na implementação do projeto: O cenário de pandemia do COVID-19.

Entretanto, o que poderia ter levado a empresa a desistir do programa de capacitação da equipe agrícola, foi na verdade, o propulsor para um processo intenso e muito importante de inclusão digital. Todas as capacitações foram realizadas de forma remota, através de plataforma digital, com o objetivo de assegurar o distanciamento social.                                        

Para a realização do projeto Lay-Off foi necessária a adequação de todo material utilizado, considerando o público-alvo do programa e entendendo suas dificuldades e desafios.  Foram criadas  trilhas online didáticas, disponibilizadas em parceria com a empresa Gente Mais Consultoria e Treinamento na plataforma de EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCANA, com conteúdos audiovisuais e intuitivos, para que todos pudessem realizar as aulas remotamente, no horário que melhor lhes conviesse. 

Para o êxito do Programa foram requeridas muita determinação e didática, tanto da equipe do RH da Da Mata, quanto dos responsáveis pela plataforma EDUCANA – Gente Mais, para orientar os participantes, esclarecer suas dúvidas e acompanhá-los passo a passo, até que ganhassem maturidade digital e passassem a utilizar a plataforma com naturalidade. 

O programa foi composto por três trilhas:

ü  Técnicas: com o objetivo de melhorar o desempenho operacional dos participantes;

ü  Segurança do trabalho: qualificando nas normas regulamentadoras e visando implementar uma cultura de segurança;

ü  Comportamentais: estimulando o desenvolvimento humano integral;

ü  Prevenção ao COVID-19: temas diários e obrigatórios, voltados à conscientização e prevenção do COVID-19. 

Participaram do programa 260 motoristas e operadores de máquinas da Da Mata, distribuídos em três turmas, no período de dezembro/20 a março/21. 

A Gerente de Recursos Humanos da Da Mata, Josiane Pagotto Prudencio, afirma que o Programa foi uma experiência inovadora e com resultados bastante positivos. “O novo sempre causa apreensão. Mas, o importante é não permitir que a insegurança ou resistência impeçam de seguir em frente e tentar tirar o melhor de cada nova situação apresentada. Foram muitos os conteúdos e aprendizados neste período. Porém, o mais importante foi a aprendizagem sobre o uso da tecnologia no cotidiano. Mesmo com alguns dos participantes estando fora das cadeiras clássicas da escola tradicional há muitos anos, retomaram o processo de aprendizagem de uma forma muito atual. Isso chama-se INCLUSÃO DIGITAL!  Esse talvez tenha sido o maior mérito deste programa!”, concluiu Josiane

 A aprendizagem remota é um tema ainda em teste para o público operacional. O programa da Da Mata, entretanto, comprovou que esse é um caminho irreversível e o engajamento, a motivação e a elevação da autoestima apresentada pelos participantes do programa foram surpreendentes, conforme destacam em seus depoimentos.

 Para o motorista Silvio Candido, “o curso foi ótimo, esclareceu muitas dúvidas;  conteúdo excelente, de linguagem simples e esclarecedora, de grande importância para minha atualização profissional e o mais gostoso, foi poder estudar em casa, na hora que quiser, com  apoio via WhatsApp para esclarecer dúvidas. Também foi perfeito o suporte  da GENTE MAIS e  do RH da Da Mata. Todos estão de   parabéns!

 Segundo Antonio Augusto da Silva, motorista, “ o curso foi muito produtivo e inovador. Sai um pouco daquela monotonia de ficar preso numa sala de aula e, por mais experientes que somos, sempre aparece uma novidade. Foi muito bom poder participar dessas horas de muitas informações. Valeu!” afirmou Augusto.

 Já o motorista Ronilson Pereira, declarou: “Eu achei que não ia conseguir no começo; tudo estava difícil... Mas, com a ajuda de todos e, principalmente, da minha esposa, que foi uma professora e que muitas vezes deixou o trabalho dela pra me ajuda a crescer, consegui chegar até o final.  Só agradeço ao RH da Mata e a todos os colaboradores que deram o curso, que foi muito bem e muito especial pra mim e que vou levar por toda vida tudo que aprendi aqui com vocês. Gratidão é a palavra!”.

 E o Operador de Máquinas, Valdir Pereira, concluiu: “Agradeço primeiramente a Deus, por nos capacitar a cada dia. Não foi fácil, pois a muito tempo não só eu, mas muitos de nós não sentávamos para aprender. Esse tempo que passamos juntos foi muito aproveitável e aprendi muito. Agradeço a todos do RH pela paciência, aos professores e a todos que estiveram envolvidos com o programa e que se disponibilizaram a nos ensinar. Que Deus abençoe cada um de vocês!”

 Dessa forma podemos compreender que a qualificação via ferramentas digitais não contempla apenas um publico distinto de profissionais, mas sim pode ser utilizado como ferramenta estratégica de desenvolvimento humano, democratizando de uma vez por todas o conhecimento.